Os alimentos mais indicados para aumentar a ingestão de fibras

As leguminosas são alimentos ricos em fibras, contendo quase 7 gramas de fibra por porção

As leguminosas são alimentos ricos em fibras, contendo quase 7 gramas de fibra por porção

As leguminosas são alimentos ricos em fibras, contendo quase 7 gramas de fibra por porção. Aprenda formas fáceis de introduzir mais desses alimentos em sua dieta.

As leguminosas (feijões e outros grãos da mesma família) são alimentos excelentes dos quais você pode obter as fibras de que precisa. Apenas meia xícara de feijão vermelho ou feijão carioca contém 7 gramas de fibras totais e 1 grama de fibras solúveis, além de serem boas fontes de vitaminas, minerais e proteínas.

Em geral, os especialistas sugerem a ingestão de leguminosas várias vezes por semana. As dicas a seguir servem para facilitar o consumo desses grãos em toda sua variedade.

  • Grãos frescos ou enlatados? A escolha é sua. Não se preocupe caso não tenha tempo ou paciência para deixar os feijões de molho de um dia para o outro e depois cozinhá-los por horas. O feijão em lata é tão nutritivo quanto o feijão vendido em pacotes. Compre feijões em lata com “baixo teor de sódio” e lave-os com água para eliminar um pouco do sal. Vagens, lentilhas e feijões congelados também fazem bem.
  • Vá devagar. Muitas pessoas se preocupam em ter gases por ingerir feijões. Acrescentar muitas fibras à sua dieta de uma só vez também pode causar cólicas e inchaços abdominais. É por isso que os especialistas recomendam aumentar o nível de fibras de sua dieta de forma gradual. Assim, seu aparelho digestivo consegue se adaptar. Para ajudar a reduzir a probabilidade de ter gases ao ingerir feijões, troque a água várias vezes enquanto os deixa de molho e também depois que estiverem cozidos. Cozinhe os feijões lentamente até que estejam macios. Assim, eles serão digeridos mais facilmente.
  • Experimente trocar a carne pelo feijão. Vai fazer um bolo de carne esta noite? Em vez de usar carne, você pode fazer um bolo falso de carne com feijões. Também é possível fazer um hambúrguer delicioso com feijões.
  • Salada com leguminosas também é uma boa pedida. Você pode fazer uma salada com feijão vermelho, feijão preto e grão-de-bico cozidos, todos misturados com uma grande variedade de folhas.
  • Coloque esses grãos em qualquer prato cozido. As lentilhas e favas são acréscimos saudáveis e deliciosos em sopas e ensopados.
  • Passe essas informações adiante. Você pode fazer um purê de feijão e usar para passar em pães e biscoitos ou para complementar petiscos.

 

CORP-1162377-0015 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat