Onde o sódio se esconde: um guia para comer fora de casa

Faça a sua parte na redução do sal e escolha alimentos com baixo teor de sódio quando comer fora.

Faça a sua parte na redução do sal e escolha alimentos com baixo teor de sódio quando comer fora.

É claro que o seu corpo precisa de sódio. Mas não tanto quanto você possa imaginar. Referências nutricionais recomendam o consumo de, no máximo, 2.300 mg de sódio por dia. Isso é menos que uma colher de chá de sal. Pessoas com pressão alta devem ingerir muito menos: 1.500 mg por dia. Como você pode reduzir o consumo de sal ao comer fora?

  • Nos restaurantes em geral. Deixe os pacotinhos de sal ou o saleiro na mesa, intocáveis. Os especialistas dizem que até 80% do sal que consumimos vêm dos alimentos preparados. Ou seja, quase não há necessidade de colocar mais.Além disso, pergunte aos garçons se eles têm opções de alimentos com baixo teor de sódio; se não estiverem disponíveis, solicite que seu pedido seja preparado sem sal; peça que molhos, complementos e condimentos sejam trazidos à parte. Lembre-se de que os alimentos assados ou grelhados têm menos sal que os fritos ou empanados; tente comer apenas metade da refeição, guardando a outra metade para depois.
  • Na pizzaria. Carne e queijo a mais na pizza elevam o nível de sódio (além do de calorias e de gorduras) da sua dieta. Em vez disso, considere recheios com vegetais. Peça também que sua parte seja preparada com a metade da quantidade de queijo.
  • Em um restaurante chinês. Muitos pratos chineses, mesmo os com vegetais, podem estar carregados de sal. Os molhos são os principais vilões: 2 colheres de chá de molho shoyu convencional, por exemplo, têm mais de 800 mg de sódio. Se estiver em dúvida, peça que o garçom aponte os alimentos com menos sódio. Você também pode perguntar se há molhos com baixo teor de sódio disponíveis ou se os molhos convencionais podem ser servidos à parte.
  • Em um restaurante self-service. Passe direto pelo cesto de pães, já que um só pãozinho pode ter até 230 mg de sódio.
  • Na lanchonete. Peça carnes que não sejam embutidas (peru assado em vez de peito de peru defumado, por exemplo). Os embutidos geralmente têm mais que a metade de sua cota diária de sódio.

 

CORP-1162377-0014 PRODUZIDO EM AGOSTO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat