Onde a gordura se esconde: um guia para comer fora de casa

Com alguns cuidados é possível encontrar alimentos com poucas gorduras saturadas em restaurantes e lanchonetes

Com alguns cuidados, é possível encontrar alimentos com poucas gorduras saturadas em restaurantes e lanchonetes

Bacon, hambúrgueres e batatas fritas: nem precisamos dizer que esses alimentos são calóricos. O problema é que a gordura gosta de se esconder em lugares não tão óbvios também, como em seu café predileto ou naquele bolinho doce que você pediu. Você não tem que se preocupar apenas com a sua cintura. As gorduras saturadas podem aumentar o colesterol do seu sangue, criando placas que entopem os vasos sanguíneos.

Felizmente, encontrar alimentos em restaurantes e lanchonetes fast-food que tenham poucas gorduras saturadas não é impossível. Na próxima vez que estiver comendo fora, use estas dicas para escolher dentre as opções do cardápio:

  • Decodifique as descrições. Você sabe que precisa fugir de tudo que é “frito”, mas sabia que alimentos descritos como “crocantes”, “cremosos” ou “empanados” também são redutos de gorduras? Se estiver indo a um restaurante japonês, lembre-se que alimentos como tempurás também são relativamente calóricos.
  • Tome cuidado com os bolinhos ingleses. Eles parecem maravilhosos, com todas aquelas nozes e frutinhas cobrindo a superfície macia, mas os bolinhos ingleses doces de restaurantes têm de um terço à metade da sua meta para gorduras saturadas. Se você gosta desses agrados em seu lanche ou café da manhã, deve fazer algumas comparações minuciosas usando as informações nutricionais encontradas on-line, nos sites dos restaurantes. Uma boa dica para ingerir menos calorias é comer metade em um dia e outra metade no dia seguinte. Ou ainda, uma opção menos calórica seria cereais com leite semidesnatado.
  • Não se deixe levar pelo frango frito sem pele. Ele pode ter menos gorduras que o frango frito comum, mas ainda tem muito mais gorduras que o frango grelhado ou assado.
  • Afaste-se do bacon. Sim, está na moda, mas antes de pedir sanduíches com bacon, lembre-se: além de alto teor de gordura, o bacon tem baixo teor nutritivo.
  • Seja cauteloso na escolha do café. O café tem seu lado positivo: dá uma boa animada e estudos mostram que a cafeína tem algumas características que fazem bem à saúde. Mas, se você não souber exatamente o que misturar nele, pode acabar ingerindo muito mais gordura do que imagina. Comecemos pelo creme artificial sem leite: cada porção tem 1 grama de gordura (parte dela pode ser gordura trans). Uma colher de sopa de café com creme tem 1 grama de gordura saturada (5% da ingestão diária recomendada). Uma colher de sopa de leite integral tem menos que 0,5 grama de gordura total (apenas 0,28 grama de gordura saturada).

 

CORP-1162377-0012 PRODUZIDO EM JULHO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat