O sal “escondido” nos alimentos

Diminuir a quantidade de sal que ingerimos diariamente não passa só por reduzir a pitada de sal que acrescentamos às refeições. Existem muitos alimentos “camuflados” com altos níveis de sódio. Conheça alguns:

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Alguns alimentos “insuspeitos” têm grandes quantidades de sal

Refeições congeladas – A falta de tempo leva a optar, muitas vezes, por refeições congeladas, prontas em poucos minutos no micro-ondas. Porém, esteja atento aos rótulos. Essas refeições podem ter até 800 mg de sódio.

Cereais matinais – Com tanta oferta de variedade, o melhor é consultar a informação nutricional dos seus cereais favoritos. Algumas marcas de cereais têm cerca de 250 mg de sódio por dose. Esteja atento!

Sopas instantâneas – Apesar de rápidas no preparo, fáceis de cozinhar e mais práticas, as sopas instantâneas contêm níveis muito elevados de sódio e devem ser evitadas. Uma tigela de sopa com canja instantânea pode ter até 750 mg de sódio.

Molhos – Os molhos para salada têm níveis muito elevados de sódio. Molho de barbecue, ketchup, maionese, mostarda, entre outros, chegam a ter 10 a 15% da quantidade diária recomendada de sódio em apenas 2 colheres de molho.

Bolos – Todos sabemos que os bolos têm grandes quantidades de açúcar e carboidratos, mas você sabia que alguns têm também quantidades elevadas de sal? Os donuts, por exemplo, podem ter cerca de 200 mg por unidade.

Qual a quantidade recomendada de sal?

IDADE QUANTIDADE RECOMENDADA
0-6 meses <1g / dia
6-12 meses 1g / dia
1-3 anos 2g / dia
4-6 anos 3g / dia
7-10 anos 4g / dia
11-18 anos 5g / dia
Adultos 6g / dia

Adaptado de: Scientific Advisory Committee on Nutrition, Salt and health. 2003. The Stationery Office. Disponível em: http://www.sacn.gov.uk/pdfs/sacn_salt_final.pdf

Chat