O “jeito certo” de comer 5 alimentos do dia a dia

Não basta comer alimentos saudáveis, é preciso saber como ingeri-los para extrair o máximo de nutrientes deles. Alguns devem ser comidos crus, outros ficam mais nutritivos quando cozidos. Veja abaixo a maneira certa de comer 5 alimentos do dia a dia:

222e032a0a2d58c48356a47ab0cfdbc8
Extraia o máximo de nutrientes dos alimentos
  • Sementes de linhaça: a linhaça é um dos alimentos mais recomendados para quem quer ter uma vida mais saudável, já que tem alto de fibras e ômega 3. O problema é que comê-las inteiras faz com que o organismo não se beneficie das substâncias contidas nelas, pois é o miolo que é nutritivo e a casca não é digerida pelo nosso estômago. A solução então é ingeri-la sempre moída.
  • Brócolis: fervê-lo ou fritá-lo pode diminuir os benefícios desse vegetal que possui vitamina C, clorofila, antioxidantes e elementos anticarcinogênicos (que podem prevenir o câncer). Para manter todos os nutrientes, o ideal é cozinhá-lo no vapor ou comê-lo cru.
  • Morangos: a questão com os morangos é um pouco diferente, já que em geral são comidos crus. A dica no caso é só cortá-los logo antes de consumi-los, já que a vitamina C é sensível à luz e ao oxigênio. Cortar um morango e comê-lo só depois de um tempo faz com que uma área maior da fruta fique exposta e uma parte maior da vitamina C seja perdida. Além disso, morangos também são boas fontes de fibras e antioxidantes.
  • Alho: o alho possui uma substância chamada alicina, um anti-inflamatório e antibiótico natural que também tem características que podem prevenir o câncer. Ao contrário da vitamina C, a alicina é ativada em contato com o ar. Dessa forma, a recomendação é que você corte o alho e deixe ele “descansando” por cerca de 10 minutos antes de utilizá-lo em suas receitas.
  • Feijão: quem deixa o feijão de molho na água por um período antes de prepará-lo está fazendo certo. O feijão, assim como outros grãos integrais possuem componentes antioxidantes chamados de fitatos, que se prendem às vitaminas e aos minerais e atrapalham sua absorção durante a digestão. Deixar o feijão de molho à noite ajuda a separar os fitatos das outras substâncias, facilitando sua digestão e absorção dos nutrientes.
Chat