O diabetes e o que você come

Seguir um plano de alimentação saudável, que também inclui o controle das porções, pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

Seguir um plano de alimentação saudável, que também inclui o controle das porções, pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

Quando se fala sobre alimentação saudável, pode parecer que comer bem é um enorme desafio. Mas, com moderação, ainda é possível desfrutar de seus alimentos preferidos. Seu médico e/ou nutricionista pode ajudá-lo a criar um plano de alimentação voltado para pessoas com diabetes que seja ideal para você.

Um plano de alimentação para pessoas com diabetes é um guia para se alimentar de forma mais saudável. Ele é feito sob medida e pode ajudar na decisão de quais alimentos escolher. Não existe um modelo único de alimentação para todos os diabéticos. Converse com um médico ou nutricionista para chegar ao que funciona melhor para você. Um bom plano de alimentação para diabéticos pode ajudar a controlar:

  • O nível de açúcar no sangue (também chamado de glicose).
  • A pressão arterial.
  • O colesterol.
  • O peso.

Converse com um médico a respeito da criação de um plano de alimentação que seja adequado para você.

 

Seguir um plano de alimentação saudável, que também inclui o controle das porções, pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

A Associação Americana de Diabetes (ADA) dá as seguintes orientações sobre a alimentação para diabéticos:

 

Frutas, verduras e legumes

A maioria das frutas, como maçãs, frutas vermelhas, bananas e uvas podem ser ingeridas sem problemas. Fique longe das frutas às quais você possa ser alérgico.

Coma vegetais sem amido, como alface, espinafre, tomate e brócolis.

 

Cereais integrais

Os cereais integrais são mais saudáveis para você porque não foram processados. Se for comer arroz, coma o arroz integral. Se for comer massas, escolha as massas integrais.

 

Peixes e frutos do mar

O peixe geralmente tem menos gordura e colesterol que a maioria das carnes e aves. Coma peixe 2 ou 3 vezes por semana. Mas não coma frutos do mar se você for alérgico a essa categoria de alimentos. Evite frutos do mar fritos ou empanados.

 

Laticínios

Prefira leite e iogurte desnatados ou queijo light.

 

Carnes magras

As carnes magras contêm menos gordura. Ao comer carnes bovinas ou suínas, escolha os filés, como filé mignon, contrafilé ou filé de lombo.

Ao comer frango ou peru, retire a pele antes de preparar. Prefira as partes mais claras (peito) às partes mais escuras (coxas e sobrecoxas). Não coma frango ou peru frito ou empanado.

 

Óleos e gorduras usados no preparo

Ao cozinhar, use óleos líquidos em vez de gorduras sólidas como manteiga. Escolha óleos que sejam ricos em gorduras insaturadas, como o azeite de oliva, o óleo de canola e o óleo de girassol. Converse com um médico ou nutricionista sobre a quantidade certa de gordura que você deve ingerir em sua dieta.

 

Líquidos

Beba água ou outros líquidos que não contenham calorias. Limite ou evite bebidas adoçadas artificialmente. Essas bebidas são aquelas que têm xarope de milho com sacarose e alto teor de frutose, que são outras formas de açúcar.

 

CORP-1162377-0012 PRODUZIDO EM JULHO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat