Criança combina com cozinha, sim!

Postado em 29/08/2017

Cozinhar junto com os filhos ou os netos oferece vários benefícios, tanto para a educação deles como para o relacionamento entre vocês. Aprendendo como a comida é feita, eles poderão ser mais independentes, e no futuro serão capazes de fazer escolhas mais saudáveis.

Enquanto cozinham, as crianças treinam a leitura e a interpretação de texto ao seguir as receitas, as habilidades matemáticas ao lidar com as medidas, e tornam-se mais abertas a experimentar novos alimentos, já que se envolveram no preparo deles.

O importante é estar sempre junto delas e distribuir tarefas pertinentes para a idade e a habilidade da criança. Para ajudar, segue abaixo uma lista com sugestões do que cada faixa etária pode fazer:

De 2 a 3 anos:

Lavar as frutas e os vegetais, contar os ingredientes e colocá-los em uma tigela, e forrar as forminhas de muffin.

De 3 a 4 anos:

Despejar os ingredientes já medidos, misturá-los em uma tigela, ajudar a fazer um sanduíche ou uma pizza simples, ou a reunir os ingredientes, amassar batata-doce ou banana.

De 4 a 6 anos:

Misturar os ingredientes para fazer massas (muffins, panquecas e molhos), fatiar os vegetais cozidos, as frutas macias, o queijo ou o tofu com uma faca de plástico, arrumar a mesa, quebrar e bater os ovos.

De 6 a 8 anos:

Utilizar os utensílios de cozinha mais simples como um liquidificador ou um abridor de latas, misturar as verduras e os legumes com um molho de salada, criar vitaminas, fazer um café da manhã simples com cereais integrais, frutas congeladas e leite.

De 8 a 11 anos:

Usar uma faca para cortar a carne cozida, as frutas e os vegetais macios, o queijo, o tofu e o pão, fazer e embalar o lanche da escola, fazer um prato vegetariano ou com frutas frescas para acompanhar o jantar e usar o micro-ondas e o fogão, com a sua ajuda.

CORP-1224201-0000 PRODUZIDO EM JULHO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat