As principais vitaminas de que as mulheres precisam

Postado em 17/08/2017

As vitaminas desempenham papéis importantes no organismo humano, seja no metabolismo, na composição ou no funcionamento de órgãos e tecidos. Uma alimentação variada e rica em frutas, legumes, verduras e diferentes tipos de carne provê diferentes vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde, sendo mais indicada do que a ingestão de suplementos comerciais. Por isso, sempre consulte o seu médico ou o seu nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplemento. Confira abaixo algumas das vitaminas importantes para o bom funcionamento do organismo feminino:

  • Antioxidantes. Os antioxidantes podem diminuir o risco de desenvolvimento de alguns problemas de saúde e retardar o envelhecimento. Alguns pesquisadores também dizem que eles podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, que defende o organismo dos microrganismos invasores. Fazem parte desse grupo:
    • O betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A. Esse nutriente ajuda a melhorar a visão, os tecidos e a pele, e é encontrado em vegetais de cores laranja ou vermelha, como o damasco, o melão, a cenoura, a goiaba, o mamão, o pêssego, a abóbora, a pimenta vermelha e o tomate, e também na couve e no espinafre.
    • A vitamina C, que cura feridas, ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos e aumenta os níveis do neurotransmissor noradrenalina, que melhora a concentração e a atenção. Em situações estressantes ou com o envelhecimento, os níveis de vitamina C podem diminuir. Ela pode ser encontrada no brócolis, no kiwi, na laranja, nas pimentas, na batata, no morango e no tomate.
    • A vitamina E, que mantém as células saudáveis e retarda o envelhecimento. Porém, é necessário moderar a ingestão dessa vitamina, pois o seu excesso pode aumentar o risco de sofrer uma hemorragia. Ela pode ser encontrada em alimentos como o óleo de milho, o óleo de fígado de bacalhau, a avelã, a manteiga de amendoim (além do próprio amendoim), o óleo de cártamo, a semente de girassol e o gérmen de trigo.
  • Vitaminas do complexo B. As mais importantes são as vitaminas B6, B12 e o ácido fólico:
    • A vitamina B6 é necessária para manter o bom funcionamento do cérebro e ajudar o corpo a transformar a comida em energia (metabolismo). Ela pode ser tóxica se ingerida em grande quantidade de uma só vez, por isso o ideal é consumir alimentos que a contenham, como os peixes, a batata, o grão-de-bico, o abacate, a banana, o feijão, os cereais, as carnes vermelhas, a aveia e as aves.
    • A vitamina B12 também é importante para o metabolismo e ajuda o corpo a produzir as células vermelhas. Está presente no queijo, no ovo, no peixe, na carne vermelha, no leite e no iogurte. Os idosos, as pessoas com anemia, os veganos e os vegetarianos devem consultar os seus médicos para que eles avaliem se os níveis dessa vitamina são suficientes.
    • O folato (ácido fólico) ajuda a formar e a manter o cérebro e a medula espinhal saudáveis, compõe o DNA e o RNA e evita as modificações no DNA que podem levar ao câncer. Os adultos e as crianças precisam dele para a produção das células vermelhas do sangue e para prevenir a anemia. As mulheres grávidas, em especial, precisam ingerir o ácido fólico para prevenir os defeitos de nascença no bebê, como a espinha bífida. O folato pode ser encontrado no espinafre e em outras folhas verde-escuras, no aspargo, nas frutas cítricas, no melão, no morango, nos grãos fortificados, no grão-de-bico, no feijão, no feijão preto, no ovo e na carne de fígado.
  • Vitamina D. Apesar de ser chamada de vitamina, ela atua como um hormônio e ajuda a mover o cálcio e o fósforo (minerais importantes para manter os ossos fortes) para a corrente saguínea. Na falta de vitamina D suficiente, o organismo extrairá o cálcio e o fósforo de que necessita dos ossos, podendo, com o tempo, deixá-los mais fracos e levar a condições como a osteoporose, que afeta principalmente as mulheres. A vitamina D pode ser encontrada no ovo e nos peixes como o salmão, a cavalinha e a sardinha. Além disso, ela é sintetizada pelo corpo humano durante a exposição ao sol. Consulte o seu médico sobre os horários e o tempo de exposição mais indicados para você.
  • Vitamina K. Essa vitamina tem um papel importante na manutenção de ossos fortes e ajuda na coagulação do sangue entre as pessoas mais velhas. As melhores fontes são as verduras de folhas verde-escuras, o óleo de soja, o brócolis, a alfafa, o espinafre e o óleo de peixe.

CORP-1224201-0000 PRODUZIDO EM JULHO/2017 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat