Está sentindo a barriga inchada com frequência?

Ao serem digeridos, alguns alimentos geram uma maior quantidade de gases do que outros, e muitos alimentos bons para a sua saúde podem gerar esse desconforto. Ao conhecer quais são os que podem gerar mais gases, é possível se programar melhor para não comer vários em um mesmo prato, diminuindo a sua chance de ter dificuldades para fechar a calça,por exemplo. Veja alguns deles abaixo:

36be1429c94ad1c1cbc372b20e7430f3
Alguns alimentos geram uma maior quantidade de gases do que outros
  • Brócolis, repolho e couve. Esses vegetais crucíferos contêm rafinose, um açúcar complexo que só é digerido depois que as bactérias do intestino o fermentam, processo que gera gases. Em contrapartida, comer frequentemente alimentos ricos em nutrientes e fibras ajuda a fortalecer o aparelho digestivo e a diminuir a chance de inchaços. Se o desconforto for grande, diminua as porções e dê preferência a esses alimentos cozidos no vapor, o que facilita a digestão.
  • Leguminosas. Feijão, lentilha, soja e grão de bico são conhecidos alimentos geradores de gases. São ricos em proteínas, mas também possuem açúcares e fibras que o corpo não absorve e servem de alimento para as bactérias boas do seu intestino (o que aliás é muito bom para a sua saúde, como pode ver aqui). Para diminuir o “efeito estufa” na sua barriga, combine esses grãos com outros que são mais facilmente digeridos, como arroz ou quinoa. Quanto mais você tiver o costume de comê-los, menor o desconforto.
  • Laticínios. Se você sente que a produção de gases aumenta depois de comer laticínios ou tomar leite, pode ser sinal de algum nível de intolerância à lactose, que ocorre quando o seu sistema digestivo não produz a enzima necessária para quebrar a a proteína do leite. Nesse caso, dê preferência a alternativas sem lactose.
  • Algumas frutas como maçã, pêra, pêssego e ameixa. Graças à grande quantidade de fibras e à presença de frutose e sorbitol, açúcares que muitas pessoas não toleram, essas frutas podem deixar sua barriga um pouco mais inchada. A dica é não deixar de comê-las, pois trazem vários benefícios à saúde, mas com moderação e fora das refeições principais.
  • Comidas muito salgadas. Ingerir muito sódio faz com que seu corpo retenha líquidos, o que aumenta a sensação de inchaço. Além de dispensar o saleiro da mesa, preste atenção à quantidade de sódio nos alimentos industrializados que você consome e beba bastante água para ajudar e diminuir o inchaço.
Chat