Está sempre com fome? Veja 6 dicas de como amenizá-la

A fome é o corpo avisando que precisa de calorias, água e sal para manter o seu funcionamento. Normalmente, pessoas com alterações hormonais ou necessidades maiores de energia (como mulheres grávidas, na TPM ou pessoas que praticam atividades físicas, por exemplo) estão sujeitas a terem mais fome. Caso você não se encaixe nesses casos e tenha uma fome constante, mesmo comendo regularmente, pode ser que você não esteja se alimentando de forma adequada (seja em quantidade ou qualidade) ou que algo não vá bem com seus hormônios do apetite ou com suas emoções (estresse, por exemplo).

ddc10a82f65c70d5cd19fbc3adcb86ba
Algumas mudanças na alimentação podem ajudar a combater a fome constante

Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a driblar a vontade constante de comer:

  • Beba água: uma suave desidratação pode ser confundida com fome pelo hipotálamo (a parte do cérebro que regula o apetite e a sede). Por isso, quando estiver com fome “fora de hora”, beba água e espere cerca de 15 a 20 minutos antes de comer para ver se a fome persiste.
  • Durma o suficiente: quando você dorme menos do que o necessário para o seu corpo repor as energias, acaba gerando um desequilíbrio entre os hormônios que regulam as sensações de fome e saciedade. Além disso, o seu corpo está mais propenso a querer doses rápidas de energia, o que aumenta a vontade de comer doces, por exemplo, mesmo que você não esteja com fome.
  • Evite os carboidratos simples: doces, bolos, bolachas e biscoitos feitos com farinha branca aumentam o nível de açúcar no sangue rapidamente. Quanto mais rápida a absorção do açúcar no seu organismo, mais você vai querer comer. Por isso, dê preferência a alimentos com carboidratos complexos, que são acompanhados de fibras, como maçãs, amêndoas, semente de chia e pistaches, por exemplo, além de alimentos com farinha integral.
  • Não pule refeições: quando você fica muito tempo sem comer, o corpo produz mais grelina, o hormônio da fome, que prepara o seu sistema digestório para receber a comida. Quando você fica com muita fome, a chance de comer mais do que seria necessário é muito maior. Tente não ficar mais de 4 ou 5 horas sem comer e, mesmo que não goste de tomar café da manhã, coma pelo menos algo leve, como um iogurte, por exemplo.
  • Coma devagar: quando você come muito rápido o seu estômago fica cheio, porém o seu cérebro não tem tempo suficiente para registrar que você já comeu, por isso a sensação de fome continua.
  • Ingira mais proteína e gordura boa: essas substâncias tem uma digestão mais lenta, então dão a sensação de saciedade por mais tempo.
Chat