Entendendo os carboidratos

Algumas respostas para perguntas frequentes relacionadas a carboidratos e dieta

Algumas respostas para perguntas frequentes relacionadas a carboidratos e dieta

Pertencentes a uma das categorias alimentares mais confusas, os carboidratos são a fonte favorita de energia do corpo e são necessários para uma boa saúde. Veja aqui respostas para perguntas frequentes relacionadas a carboidratos e dietas.

 

P: Quando eu penso em carboidratos, penso em pães, massas e cereais. Estou deixando alguma coisa de fora?

R: Para ser breve, sim. Embora esses alimentos contenham carboidratos, eles são apenas uma parte do todo. De fato, os carboidratos podem vir na forma de fibras, amido ou açúcar. Assim, eles também estão presentes em tortilhas, frutas, feijões cozidos, iogurtes e batatas.

 

P: Se os carboidratos estão nas frutas, nos feijões e iogurtes, de onde vem essa má reputação deles?

R: Os carboidratos podem ser divididos em 2 tipos principais: simples e complexos. Os carboidratos simples são amplamente responsáveis por essa má reputação, pois tendem a ter altos teores de açúcares e calorias, sendo pobres (ou desprovidos) de nutrientes. Pense nas guloseimas, nos doces e refrigerantes. Eles contêm carboidratos simples. Reduzir o número de carboidratos simples em sua dieta diária pode diminuir sua ingestão de calorias. Dessa forma, o controle de peso também pode ficar mais fácil.

 

P: Se existem bons carboidratos, quais são os alimentos que devo comer?

R: Certamente os carboidratos têm seu lado positivo. Os carboidratos complexos, como o próprio nome sugere, têm uma composição mais complicada que os carboidratos simples. Eles contêm amidos e fibras. Assim, os alimentos recomendados são cereais, massas integrais, arroz integral, frutas e vegetais.

 

P: Então o pão está liberado?

R: Sempre que possível, escolha pães feitos de grãos integrais, como pão de trigo integral. O mesmo se aplica aos cereais, às massas, ao arroz e a outros grãos: a versões integrais são opções melhores do que os alimentos feitos com grãos refinados. Mas a ingestão excessiva de carboidratos, sejam eles simples ou complexos, pode levar ao excesso de calorias e ao ganho de peso.

 

P: Preciso de quantos carboidratos por dia?

R: Como regra geral, os carboidratos devem compor de 50% a 65% de todas as calorias ingeridas diariamente. Entretanto, é importante conversar com o seu médico sobre a quantidade de carboidratos de que você precisa e quais são os tipos adequados para você.

 

P: Posso ingerir carboidratos mesmo se eu estiver tentando perder peso?

R: É importante ingerir bastante carboidratos na forma de fibras. Os especialistas em nutrição recomendam 14 gramas de fibras por dia para cada 1.000 calorias ingeridas diariamente. Estudos mostraram que dietas ricas em fibras podem contribuir para a perda ou o controle de peso, além de diminuir o risco de doença cardíaca e outras doenças. Alimentos integrais, frutas e vegetais são exemplos de boas fontes de fibras.

 

P: Por que as dietas pobres em carboidratos são tão populares?

R: Os planos de emagrecimento que limitam drasticamente a quantidade de carboidratos ingeridos geralmente são enaltecidos por serem uma forma rápida de perder peso. Isso ocorre porque, quando o corpo está com falta de sua fonte principal de combustível (os carboidratos), ele começa a queimar a gordura armazenada. De acordo com a Associação Americana do Coração, dietas que exigem quantidades muito baixas de carboidratos tendem a resultar em quantidades baixas de outros nutrientes importantes. Portanto, essas dietas não são recomendadas em longo prazo, ainda que ajudem a perder um pouco de peso em pouco tempo.

 

Para a maioria das pessoas, um plano alimentar adequado contém o seguinte:

  • Mais carboidratos complexos, como frutas, vegetais e integrais ricos em fibras
  • Menor quantidade de carboidratos simples, como guloseimas, sacarose e refrigerantes
  • De 50% a 65% do total de calorias diárias oriundos de carboidratos

 

Saiba mais:

http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/

http://www.anad.org.br/o-que-deve-saber-sobre-diabetes/

 

CORP-1162377-0004 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat