É possível ganhar peso extra comendo alimentos saudáveis

Quando o assunto é alimentação saudável e controle de peso, a qualidade e a quantidade têm de andar juntas

Quando o assunto é alimentação saudável e controle de peso, a qualidade e a quantidade têm de andar juntas

Quando o assunto é alimentação saudável e controle de peso, a qualidade e a quantidade têm de andar juntas. Mesmo dando preferência a alimentos saudáveis e a uma alimentação mais balanceada, é preciso continuar alerta para não cometer alguns erros de julgamento e acabar ganhando peso, apesar de todo o esforço.

De acordo com um estudo publicado no Journal of the Association for Consumer Research, algumas pessoas tendem a exagerar quando comem alimentos considerados saudáveis. Isso acontece porque elas se sentem livres para comer porções maiores desse tipo de alimento, além de se sentirem menos saciadas quando o rótulo sugere que o produto é “saudável”.

O estudo também mostrou que se o alimento for definido como “nutritivo”, algumas pessoas têm a tendência de se sentirem mais saciadas do que quando consomem alimentos sem essa denominação.

Uma das conclusões que podem ser tiradas desses dados é que, para algumas pessoas, a relação com os alimentos é mais pautada pela ideia que se tem deles do que pelos seus atributos reais. Por isso, é importante saber as propriedades e a composição do que você consome, para não se deixar levar por esses erros de julgamento.

Dica: fique atento aos rótulos dos alimentos, às porções e adote hábitos alimentares saudáveis em vez de fazer dieta.

 

CORP-1162377-0013 PRODUZIDO EM JULHO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat