Diminua o tamanho das porções sem passar fome

Muitas vezes as pessoas comem mais do que o necessário por não saber dosar bem as porções dos alimentos. Se você quer manter o peso, emagrecer ou até parar de comer mais do que deve, ponha em prática as nossas dicas para diminuir o tamanho das suas porções. A matemática é bem simples: quanto menor a quantidade de alimento no prato, menos comida é ingerida por vez e, consequentemente, menos calorias.

cba22d51c025215b738736aa3c9be194
Saber regular o tamanho da porção faz toda a diferença na hora de se alimentar

O bom é que é possível reduzir as porções sem passar fome. Veja abaixo:

1. Comece a refeição bebendo um copo de água. Segundo a nutricionista Dawn Jackson Blatner, autora do livro The Flexitarian Diet (ainda sem tradução para o português), quando você enche sua barriga com água, naturalmente fica menos propenso a comer demais.

2. Adicione vegetais. Aumentar a quantidade de vegetais no prato diminui a quantidade de calorias total da refeição e acrescenta fibras e nutrientes que dão mais saciedade. Veja algumas dicas de como adicionar vegetais às suas refeições aqui.

3. Prefira alimentos mais “trabalhosos”. Comidas que precisam ser descascadas ou desembrulhadas individualmente impedem que você coma rápido e demais. Laranjas, edamame e pistaches, por exemplo, são opções saudáveis.

4. Não coma diretamente do saco ou da caixa. Um estudo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, observou que as pessoas comem até 50% mais salgadinhos quando não têm pistas visuais de quão grande a porção total pode ser.

5. Veja todas as opções antes de se servir no buffet. Segundo um outro estudo da Universidade Cornell, a tendência das pessoas é pegar quantidades maiores (cerca de 2/3 do prato) dos três primeiros alimentos que são apresentados no buffet. Como nem sempre os alimentos mais saudáveis vêm primeiro, dê uma volta completa e veja todas as opções disponíveis antes de se servir.

6. Limite as distrações durante as refeições. Quando você assiste TV, mexe no celular, trabalha ou faz qualquer atividade enquanto come, a tendência a não se sentir saciado após o término da refeição é maior, o que leva a lanchinhos mais frequentes.

7. Use talheres e pratos menores. Usar louças e utensílios grandes pode confundir a sua noção de quantidade e levar ao exagero. Se você usar um prato grande, provavelmente vai enchê-lo muito mais do que se estivesse usando um prato menor, por exemplo. Por isso, dê preferência para pratos, tigelas e talheres menores sempre que possível.

Chat