Cuide do seu intestino

Você sabia que trilhões de bactérias de mais de 1.000 espécies diferentes habitam no intestino humano? Algumas são boas, outras são ruins e é o que você come que determina qual delas vai estar em maior número no seu intestino.

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Algumas bactérias são boas, outras são ruins e é o que você come que determina qual delas vai estar em maior número no seu intestino.

Quem “ganha” a disputa (se as más bactérias ou as boas) influencia diretamente na forma como será a digestão da sua refeição, em como o seu sistema imunológico atuará ao entrar em contato com agentes alérgenos / combater doenças, e também se você vai perder ou ganhar peso.

Abaixo, algumas dicas para cultivar uma microbiota intestinal saudável:

1) Consuma alimentos probióticos (que possuem um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias). Alimentos fermentados, como iogurtes, por exemplo, levam essas “bactérias do bem” diretamente para o intestino.

2) Ingira fibras. Além de melhorar o trânsito intestinal, há pesquisas que mostram que as fibras ajudam a promover o crescimento das boas bactérias.

3) Varie o seu cardápio. Se você comer uma ampla gama de alimentos saudáveis, a chance de aumentar a população de vários tipos de bactérias benéficas é maior.

4) Evite açúcar refinado. Alimentos ricos em gordura e açúcares, além de causarem vários outros problemas, alimentam as más bactérias do intestino. Além disso, quando você consome esse tipo de alimento, provavelmente deixará de comer outras opções mais saudáveis durante aquele período.

Chat