Cuide dos seus joelhos e evite lesões

Postado em 10/04/2018

Os praticantes regulares de esportes e os aficionados por academia dificilmente não sabem a importância que os joelhos têm para o equilíbrio do corpo. Porém, muitos se lembram dos joelhos apenas quando eles começam a doer. Praticar atividades físicas regularmente é muito importante para manter o corpo em equilíbrio e saudável, contudo, o cuidado com articulações e ligamentos é essencial para que a prática não se torne dolorosa e prejudicial.

Praticar exercícios físicos prejudica as articulações?

Pesquisas recentes confirmaram que os exercícios físicos não necessariamente prejudicam as articulações, porém, praticá-los sem o devido cuidado e preparo pode ser muito prejudicial para as articulações das pernas.

Uma pesquisa recente, feita com 2.637 pessoas que nunca haviam praticado corrida ou eram amantes desse esporte, mostrou que o risco dos praticantes de desenvolver doenças nos joelhos como a osteoartrite, que afeta dolorosamente as cartilagens e pode piorar a longo prazo, não era maior.

As articulações dos joelhos são complexas e necessitam de flexibilidade e estabilidade para que mantenham sua função adequada. Manter uma rotina de aquecimentos e alongamentos pode evitar lesões. Os músculos e as articulações precisam estar bem aquecidos e alongados para permitir que os movimentos necessários na atividade escolhida sejam satisfatórios e não dolorosos.

Dicas como respeitar seus limites e procurar manter-se em seu peso ideal são muito bem-vindas quando falamos em evitar lesões. Procurar a orientação de especialistas é muito importante para que a prática das atividades físicas esteja de acordo com os limites do seu corpo e ocorra da maneira correta.

Equilíbrio é a palavra-chave!

É essencial ter em mente que o fortalecimento dos joelhos é importantíssimo para evitar as lesões. E é imperativo saber também que o equilíbrio do corpo não depende apenas dos joelhos ou da região que os circunda. Os quadris também exercem um papel importante, pois são os responsáveis por absorver o impacto e poupar os joelhos de eventual sobrecarga. Por isso, deve-se cuidar e fortalecer o corpo como um todo.

CORP-1249339-0000 PRODUZIDO EM MARÇO/2018 VÁLIDO POR 2 ANOS

Fontes:

https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/bem-estar/especialista-da-dicas-para-cuidar-dos-joelhos-e-mante-los-saudaveis/

Acesso em: 19 de fevereiro de 2018 – 16h30.

http://medicinadoesporte.org.br/lesoes-no-joelho-como-cuidar-e-evitar/

Acesso em: 19 de fevereiro de 2018 – 16h30.

Chat