Beba água!

A água é essencial à vida, tanto que 60% do corpo humano é composto de água e todos os sistemas e órgãos do corpo a utilizam.

A água é essencial à vida, tanto que 60% do corpo humano é composto de água e todos os sistemas e órgãos do corpo a utilizam.

A água é essencial à vida, tanto que 60% do corpo humano é composto de água e todos os sistemas e órgãos do corpo a utilizam. Perder apenas 1,5% dessa água corporal já pode causar alterações no humor, nos níveis de energia e nas funções cognitivas, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

A água desempenha um papel fundamental em funções vitais do organismo como, por exemplo, a regulação da temperatura (suor), o transporte de nutrientes (faz parte do sangue), a eliminação de substâncias tóxicas ou não mais utilizadas pelo organismo (urina), além de participar dos processos digestivo, respiratório, cardiovascular e renal.

Muita gente não sabe, mas câimbras musculares, tontura e dor de cabeça também podem ser sinais de desidratação. Quem não bebe água suficiente também está mais propenso a ter prisão de ventre.

É recomendado o consumo de 2 litros de água todos os dias, o que dá em torno de 6 a 8 copos. Se você não consegue atingir essa marca, veja 6 dicas que podem lhe ajudar:

1. Mantenha sempre uma garrafa de água perto de você, seja no trabalho, em casa, no carro, na academia ou onde você estiver.

2. Antes de beliscar algum lanchinho entre as refeições, beba água. Muitas pessoas confundem sede com fome. Além de aumentar a ingestão de líquidos, fazer isso pode até ajudar você a comer menos, já que a água é um bom moderador de apetite.

3. Troque o refrigerante por água. Você vai ganhar em hidratação e na qualidade da alimentação, já que refrigerantes contêm muito açúcar e sódio, além de várias substâncias químicas.

4. Acrescente sabor à sua água adicionando rodelas de limão, laranja ou folhas de hortelã, por exemplo.

5. Beba um pouco de cada vez. Você não precisa beber toda a cota do dia de uma vez só. Distribua alguns copos ao longo do dia.

6. Utilize-se da tecnologia. Hoje em dia há até aplicativos que podem lhe ajudar a controlar quando e o quanto de água você deve tomar por vez.

Chat