Alimento orgânico: vale a pena comprar?

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção

A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, adubos químicos ou transgênicos em qualquer fase da produção

É cada vez mais comum ouvir falar de alimentos orgânicos e seus benefícios. Mas você sabe o que é um produto orgânico? Será que compensa mesmo pagar mais caro por ele?

No Brasil, para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere a sustentabilidade social, ambiental e econômica, e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.

Como o produtor de orgânicos se preocupa com a preservação do meio ambiente e tem compromisso com a qualidade de vida de seus empregados, o custo de produção pode ser um pouco maior, o que faz o produto ser mais caro.

Para ajudá-lo a fazer escolhas melhores, listamos abaixo o que é melhor comprar orgânico e o que você pode comprar na versão “normal” sem prejuízo para a sua saúde e o seu bolso:

 

Por causa da quantidade de resíduos de agrotóxicos que podem ficar na casca das frutas e nos vegetais, se puder, compre orgânicos(as):

– Frutas: pêssego, maçã, nectarina, morango, cereja, pera, uva.

– Legumes e verduras: aipo, espinafre, alface, batata, cenoura.

– Outros:  leite e carne (por causa dos antibióticos e hormônios dados ao gado), e papinhas para bebês (o sistema imunológico dos pequenos não está totalmente desenvolvido, então, há mais risco no consumo de alimentos com agrotóxicos para eles do que para os adultos).

 

As frutas e vegetais abaixo são menos suscetíveis à ação dos agrotóxicos, têm cacas mais grossas que não são consumidas ou têm camadas externas que podem ser descartadas, por isso, seu consumo, mesmo sem serem produtos orgânicos, é mais seguro (mesmo assim, sempre lave e esfregue bem as cascas e folhas):

Frutas: mamão papaia, manga, banana, kiwi, abacaxi, abacate.

Vegetais: brócolis, repolho, ervilha, aspargo, milho, cebola.

Comprando ou não produtos orgânicos:

– Lave e esfregue bem as folhas e cascas em água corrente para remover sujeira, bactérias e resíduos de agrotóxicos superficiais, mesmo que você vá descascar os itens. Não use sabão.

– Remova as folhas mais externas das verduras.

– Coma alimentos variados e de diferentes fontes. O consumo de frutas, legumes e verduras é altamente benéfico para a saúde, independentemente de como são produzidos.

 

 

CORP-1162377-0010 PRODUZIDO EM MAIO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat