8 dicas de alimentos que dão saciedade

Se você tem a sensação de que está sempre com fome mesmo após refeições e lanches, você pode estar escolhendo os alimentos errados. Opções que contêm fibra, proteína e gordura vegetal tendem a proporcionar maior saciedade, pois esses nutrientes diminuem a velocidade da digestão e a absorção de nutrientes, o que também diminui os picos de açúcar ou insulina no sangue. Veja abaixo algumas sugestões de alimentos e seus benefícios:

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Alimentos que contêm fibra, proteína e gordura vegetal tendem a proporcionar maior saciedade

1. Batata: apesar de ter uma quantidade alta de carboidratos, a batata é um vegetal e, por isso, também contém fibras e proteínas. Além disso, há estudos que apontam a presença de amidos complexos (que os humanos não conseguem digerir) como a causa para a saciedade.

2. Maçãs e peras: além de crocantes, essas frutas são ricas em água, fibras e antioxidantes.

3. Chocolate amargo: quanto mais cacau, mais você aproveita os benefícios do chocolate sem o “inconveniente” da grande quantidade de açúcar do chocolate ao leite. O ideal é optar pelas opções com mais de 70% de cacau, assim você recebe a energia natural da teobromina, um alcaloide amargo da planta do cacau, e do magnésio, um mineral antiestresse natural.

4. Limão: além de adicionar sabor à bebidas, saladas e carnes, o limão ajuda a promover um pH ideal nos intestinos. Além disso, a fibra pectina presente no limão ajuda a lutar contra a vontade de comer toda hora.

5. Iogurte grego: opções de laticínios como iogurte grego e queijo cottage são ricos em proteína. Além disso, há estudos que sugerem que os ácidos produzidos durante a fermentação do iogurte aumentam a saciedade.

6. Ovo: rico em proteínas, o ovo ainda possui os 9 aminoácidos especiais de que o corpo humano precisa, porém não produz.

7. Abacate: além de ser cremoso e possuir gordura do tipo benéfico, o abacate possui fibras, melhorando a sensação de saciedade.

8. Quinoa: além de ser uma ótima fonte de proteínas, não possui glúten e tem quase o dobro da fibra do arroz integral.

Chat