7 alimentos que ajudam a reduzir o estresse

Todos estão sujeitos ao estresse em algum momento da vida em maior ou menor nível, e nesse período tudo o que puder amenizá-lo já é de grande ajuda. Além de alterações necessárias na sua rotina, há alguns alimentos que podem lhe ajudar nessa jornada para ficar mais calmo. Listamos abaixo alguns deles, que podem ser muito úteis em meio a uma crise:

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Alguns alimentos lhe podem ser muito úteis em meio a uma crise de estresse.

1. Carboidratos complexos: todos os carboidratos estimulam o cérebro a produzir mais serotonina, um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, porém carboidratos complexos são melhores para a sua saúde por levarem mais tempo para serem digeridos, darem mais saciedade e ajudarem a manter o nível de açúcar no sangue mais estável. Você encontra esse tipo de carboidrato em alimentos integrais como pães, massas e alguns cereais matinais.

2. Laranjas: segundo alguns estudos, a vitamina C presente na laranja pode ajudar a diminuir os níveis do cortisol (hormônio do estresse), além de fortalecer o sistema imunológico.

3. Espinafre (ou outros vegetais folhosos): uma xícara de espinafre pode ajudar a repor o magnésio no organismo, mineral cuja falta ou baixos níveis pode desencadear dores de cabeça e sensação de fadiga, sintomas que compõem os efeitos do estresse.

4. Pistache, nozes e amêndoas: comer pequenas porções diárias dessas oleaginosas pode ajudar a baixar o colesterol, diminuir inflamações nas artérias do coração e proteger você dos efeitos do estresse (veja mais benefícios aqui). Só tome cuidado na porção, pois são alimentos calóricos.

5. Abacate: consumir potássio suficiente é um dos melhores jeitos de reduzir a pressão arterial, e metade de um abacate tem mais potássio do que uma banana média (mais uma vez, tome cuidado com o tamanho da porção, já que os abacates são ricos em gordura vegetal).

6. Legumes crus: o simples fato de mastigar aipo ou palitos de cenoura crua pode ajudar a aliviar a pressão na mandíbula, o que pode ser benéfico para aliviar a tensão.

7. Leite: tomar leite morno antes de dormir pode realmente lhe ajudar a dormir melhor. Pesquisas mostram que o cálcio do leite pode auxiliar a aliviar a ansiedade e as mudanças de humor ligadas à TPM.

Chat