6 dicas para fazer refeições rápidas e saudáveis

É possível sim fazer uma refeição variada e mais saudável em menos de meia hora.

É possível sim fazer uma refeição variada e mais saudável em menos de meia hora.

Com tantos compromissos profissionais e pessoais, muitas vezes não sobra tempo (e/ou disposição) para chegar em casa à noite e preparar um bom jantar. Por causa disso, muitas pessoas acabam recorrendo a refeições rápidas mas nada saudáveis como frituras, macarrões instantâneos, etc. A boa notícia é que é possível sim fazer uma refeição variada e mais saudável em menos de meia hora. Veja nossas dicas:

1. Escolha receitas com até 5 ingredientes (sem contar os básicos como sal, pimenta e óleo). Isso vai facilitar a sua vida se precisar passar no mercado para comprar algum ingrediente e também na hora de preparar.

2. Mantenha a sua despensa abastecida. Quanto mais opções você tiver, mais fácil será para achar uma receita que combine os ingredientes que você já tem.

3. Escolha receitas que não precisem de cozimento. Wraps e sanduíches podem ser boas opções desde que você escolha ingredientes saudáveis para o recheio. Usar o que sobrou de outras refeições como frango assado, por exemplo, combinado com verduras e legumes, é uma saída rápida e nutritiva.

4. Organize-se antes de começar a cozinhar. Deixe todos os ingredientes prontos para serem utilizados (cortados/picados/medidos) antes de começar o preparo da refeição (como nos programas de TV). Ler a receita inteira antes de começar também ajuda a evitar imprevistos no meio do caminho.

5. Use ingredientes enlatados. Podem não ser os mais frescos, mas ainda assim são melhores do que alimentos artificiais, além de serem rápidos de usar, terem boa durabilidade quando estocados e possuírem baixo custo. No entanto, sempre que puder, prefira os frescos.

6. Diminua o tempo de cozimento. Se for preparar carne, prefira pedaços menores (bifes, picadinhos ou carne moída, etc.), que são mais rápidos de preparar do que uma peça inteira de carne assada, por exemplo. O micro-ondas também pode ser um grande aliado na hora de preparar uma refeição, já que é capaz de cozinhar em um tempo bem menor que o forno, por exemplo.

Chat