6 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Em busca de uma alimentação mais saudável, muita gente acaba fazendo escolhas não tão inteligentes assim.
O alimento ser chamado de “diet” ou “light”, por exemplo, não é sinônimo de ele ser mais saudável e nem quer dizer que você pode comê-lo em proporções maiores.

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
6 alimentos que parecem saudáveis mas não são

Abaixo, listamos algumas comidas em que o “perigo” está mascarado de alguma forma:

1. Salada Caesar

Não é só porque o prato leva salada no nome que ele é super saudável, e a Salada Caesar é um bom exemplo disso. Graças à grande quantidade de molhos e “aditivos” como queijos e croutons, uma tigela pequena pode ter de 300 a 400 calorias e 30g de gordura. Para “amenizar” esses números, você pode utilizar apenas uma colher de chá de molho e 2 colheres de chá de queijo parmesão.
 

2. Barras de cereal

Muitas barrinhas são tão calóricas ou têm tanta gordura quanto um doce comum. Além disso, seu tamanho reduzido pode não saciar a fome, fazendo com que você coma mais do que deveria para um lanche entre as refeições. Por causa disso, fique de olho sempre na quantidade de calorias, gorduras e sódio quando for comprar e escolha as que tem menos desses elementos e mais fibra.
 

3. Iogurte Light

Apesar de ricos em proteínas e cálcio, muitos iogurtes tem uma grande quantidade de açúcar e gordura adicionados para dar mais sabor e consistência. Para saber se está fazendo uma boa escolha, compare a tabela nutricional do iogurte que quer comprar com um iogurte natural. O ideal é que 170g de iogurte tenham entre 90 e 130 calorias e menos de 20g de açúcar.
 

4. Alimentos integrais

Ao comprar alimentos integrais ou multigrãos fique atento aos ingredientes utilizados. Muitos pães, biscoitos e massas que se dizem integrais, na verdade são feitos com farinha refinada e tem os “grãos” adicionados posteriormente. Como os ingredientes são listados na ordem do que foi utilizado em maior quantidade para o de menor quantidade, veja sempre se a farinha ou grãos integrais (também chamados de “whole grain”) estão entre os primeiros ingredientes ou dê preferência para a marca com maior quantidade de fibras.
 

5. Chá gelado

Não é porque é chá que é saudável. Os chás gelados industrializados contêm quantidades de calorias, açúcar e sódio muito próximas às de um refrigerante.
 

6. Pipoca de micro-ondas

Apesar de a pipoca ser uma boa fonte de fibras, as específicas para micro-ondas podem conter grande quantidade de gordura adicionada, inclusive gordura trans. Quando possível, compre o milho de pipoca e estoure na panela ou dê preferência para marcas com poucas gorduras.

Chat