5 formas de ingerir mais fibras

Uma dieta rica em fibras traz inúmeras vantagens ao organismo.

Uma dieta rica em fibras traz inúmeras vantagens ao organismo.

Uma dieta rica em fibras traz inúmeras vantagens ao organismo. Além de ajudar a prevenir doenças crônicas como a diabetes, as doenças do coração e até certos tipos de câncer, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso. Outras vantagens são a melhora do trânsito intestinal, o alívio da prisão de ventre e de outros problemas gastrointestinais.

Junto com o consumo de fibras, é importante também aumentar o consumo de água, pois elas trabalham em conjunto. O ideal é consumir cerca de 25 g de fibras por dia. Veja abaixo algumas dicas de como incluí-las na alimentação:

1. Prefira consumir frutas e vegetais inteiros ao invés de seus sucos. Ao usar centrífugas ou peneiras para coar o suco, a maior parte das fibras desses alimentos são descartadas.

2. Coma feijão e lentilhas. Esses alimentos têm uma grande quantidade de fibra solúvel, do tipo que ajuda a baixar os níveis de colesterol do sangue.

3. Escolha alimentos integrais e leia os rótulos. Alguns alimentos vendidos como integrais na verdade usam farinha refinada com adição de alguns grãos ou nutrientes. Leia os rótulos e dê preferência para alimentos feitos com farinha integral e grãos inteiros (muitas vezes escritos em inglês: “wholegrain”). Olhe também a quantidade de fibras alimentares na tabela nutricional de cada alimento.

4. Coma bastantes vegetais. Verduras em geral e brócolis, por exemplo, são alimentos bem versáteis e ricos em fibras, já que podem ser ingeridos em um sanduíche, em forma de saladas ou em pratos mais elaborados. Coma todos os dias e quantas vezes puder.

5. Evite descascar frutas e legumes que têm a pele fina e podem ser ingeridas, como a maçã, a pêra, a abobrinha e a batata, por exemplo. A casca é rica em fibras e vitaminas. Para fugir dos agrotóxicos, lave bem os alimentos e prefira a versão orgânica sempre que possível.

Chat