5 dicas para envelhecer com saúde

Envelhecer é inevitável, mas como você passa por esse processo depende das suas escolhas

Envelhecer é inevitável, mas como você passa por esse processo depende das suas escolhas

Envelhecer é inevitável, mas como você passa por esse processo depende das suas escolhas. Com o tempo, o metabolismo vai mudando e, com ele, as necessidades nutricionais, que precisam ser adaptadas. Veja abaixo algumas dicas de alimentação para você envelhecer com saúde:

  • Preste atenção nas gorduras: com a desaceleração do metabolismo, o gasto calórico e, consequentemente, a necessidade de ingestão de calorias também diminuem. Como as gorduras são ricas em calorias, é bom ingeri-las moderadamente e dar preferência para os tipos mais saudáveis, como as encontradas no abacate, no azeite de oliva (monoinsaturadas) e nos peixes (ômega 3). Você pode limitar o consumo de gorduras saturadas optando por versões com menos gordura de alimentos como leite, iogurte e queijo, além de optar por peixe, carne magra de frango e legumes em vez de carnes vermelhas gordurosas.
  • Fique atento às interações medicamentosas: em toda bula de medicamento há o item “interações medicamentosas”, que diz se outros medicamentos, suplementos, álcool ou alimentos podem interferir na forma como o seu organismo absorve tanto aquela medicação como algum nutriente. Por exemplo, a vitamina K pode fazer com que o seu sangue coagule mais rápido; se estiver tomando uma medicação que faz o sangue afinar, seu médico pode pedir para você evitar grandes quantidades dessa vitamina, principalmente em suplementos. Por isso, sempre converse com o seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento, seja ele mineral, vitamínico ou feito de ervas.
  • Prefira peixe: além do ômega 3 reduzir o risco de doenças cardíacas, há indícios também que sua ingestão diminua o risco de degeneração da retina central (macula), que é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Por isso, busque ingerir pelo menos duas porções de peixe por semana, como arenque, salmão, bacalhau, tilápia, atum, sardinha, linguado etc.
  • Coma frutas frescas: a ocorrência de prisão de ventre aumenta com a idade, por isso, quanto mais fibras e líquidos você ingerir, melhor! Frutas frescas são ótimas fontes tanto de fibras quanto de água, além de conterem vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde.
  • Não descuide do cálcio: para ter ossos fortes e evitar a osteoporose é preciso ingerir bastante cálcio.

 

CORP-1162377-0004 PRODUZIDO EM FEVEREIRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat