4 dicas rápidas para manter a glicemia mais equilibrada

Quando se tem diabetes, quanto mais tempo o alimento demora para ser digerido melhor, pois o açúcar é lançado no sangue aos poucos, em vez de em grande quantidade de uma só vez. Por isso, separamos 4 dicas simples para lhe ajudar a fazer escolhas melhores e de absorção mais lenta:

f382f95751a095a58ec43054b8277ebb
Alimentos de absorção mais lenta são ótimas opções para quem tem diabetes.

1. Quanto mais inteiro melhor: alimentos processados são absorvidos muito mais rápido pelo corpo do que pedaços maiores de comida. Por isso, prefira os alimentos mais inteiros possíveis, como a fruta inteira ao invés do suco, flocos maiores de aveia ao invés de farelo e alimentos feitos com farinha integral ao invés de refinada.

2. Coma mais fibras. As fibras são as partes dos legumes, frutas e verduras que não são digeridas pelo corpo humano. Para ingerir mais fibras, dê preferência a alimentos como feijão, nozes, frutas secas e produtos integrais. Veja algumas dicas de como inserir mais fibras na sua alimentação aqui.

3. Adicione proteína. As proteínas demoram mais pra serem quebradas no estômago, então ajudam a dar saciedade por mais tempo. Você acha proteína em carnes, laticínios, ovos e frutos do mar, por exemplo. Veja 7 boas fontes de proteína aqui.

4. Inclua gorduras saudáveis. Assim como as proteínas, as gorduras também possuem uma digestão mais lenta. Dessa forma, utilizar um pouco de gordura insaturada pode trazer algumas vantagens. Escolha gorduras insaturadas como óleos vegetais e nozes, e sempre em porções pequenas.

Chat