4 dicas para manter uma alimentação mais consciente

Comer enquanto está prestando atenção em outra coisa é um dos principais motivos de as pessoas comerem mais do que precisam

Quantas vezes você já devorou um pacote inteiro de biscoitos assistindo à TV, um saco de pipoca no cinema ou fez um lanchinho no trabalho e só percebeu que ele tinha acabado quando chegou ao último pedaço? Comer enquanto está prestando atenção em outra coisa é um dos principais motivos de as pessoas comerem mais do que precisam, o que pode resultar em alguns quilos extras e no aumento do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2 e das doenças cardíacas. Abaixo, listamos quatro situações comuns e como evitá-las:

  • Em frente à TV: a atenção é seletiva, então enquanto você assiste a algum programa, não presta atenção ao que está comendo e, por isso, não degusta, não aproveita e não percebe o quão saciado está. A solução é separar o tempo e o local de diversão do de refeição. Em vez de comer no sofá, faça as suas refeições em uma mesa e, de preferência, com a TV desligada ou longe dela. Dessa forma, o seu corpo consegue registrar cada mordida nos alimentos.
  • No trabalho: em um estudo realizado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, funcionários de um escritório receberam toda a quantidade de chocolate que quiseram comer durante um mês. No final da pesquisa, percebeu-se que os funcionários que mantinham chocolate na mesa de trabalho ingeriram 125 calorias/dia a mais do que os funcionários que deviam ir até uma outra sala para buscá-lo. Pode não parecer muito, mas ao final de um ano, essas poucas calorias extras podem significar o ganho de até 4 kg. Por isso, armazene a sua comida a pelo menos dois metros da sua mesa, se possível, pois a distância ajuda você a ponderar sobre a sua fome, além de forçar uma pausa para o lanche. Faça um intervalo, mesmo que de dois minutos, para não mastigar enquanto trabalha.
  • No carro: quem costuma comer ou beber enquanto está no trânsito normalmente não se lembra do que ingeriu dentro do carro quando tem que listar o que comeu durante o dia. Isso acontece, mais uma vez, pela falta de atenção. Se esse é o seu caso, prefira as bebidas sem açúcar ou com poucas calorias, como água, café preto ou chá sem açúcar. Se for beber algo mais consistente como uma vitamina ou um shake de proteína, estacione por dois minutos para poder tomar a sua bebida sem se preocupar se o carro da frente andou ou se o semáforo abriu.
  • Com outras pessoas: comer com pessoas queridas é uma experiência ótima, mas conversar enquanto mastiga também pode ser uma distração. Para não abrir mão desses momentos, ao sentar-se para comer, pense no seu nível de fome antes de se servir e descanse o talher no prato depois de cada garfada. Assim é possível dividir melhor o tempo dedicado à conversa e o da mastigação.

 

CORP-1162377-0017 PRODUZIDO EM DEZEMBRO/2016 VÁLIDO POR 2 ANOS

Chat