10 alimentos para o seu intestino funcionar bem

A constipação (ou prisão de ventre) traz uma série de problemas no dia a dia, como inchaço, dores e desconfortos. Ela ocorre quando evacuar torna-se difícil ou menos frequente e pode ser causada por algumas doenças (como hipotireoidismo, diabetes em nível mais avançado, esclerose múltipla e outras que inflamam o intestino, por exemplo), pelo uso de algumas medicações (como analgésicos, antidepressivos, anti-hipertensivos, anti-histamínicos), pelo estresse, pela gravidez e, principalmente, pelo que você come.

07f1a7532d4c57cbd181a80c16a1a026
Acabe com os problemas causados pela constipação

Veja abaixo alguns alimentos que podem ajudar o seu intestino a funcionar melhor por conterem uma taxa elevada de fibras (o ideal é consumir cerca de 25 g de fibras por dia). Se o problema persistir por mais de duas semanas, consulte um médico.

  • Ameixas secas: este clássico alimento para prisão de ventre traz vantagens por ter uma concentração alta de fibras – cerca de 1 g por ameixa. Além disso, ainda possui açúcares fermentáveis que podem ter um efeito laxante.
  • Kiwi: com a vantagem de não ser muito doce, então não causar tantos gases como outras frutas, o kiwi é rico em fibras, fornecendo 5 g em uma xícara de fruta. Além disso, essa quantidade de kiwi ainda fornece o dobro da porção diária recomendada de vitamina C.
  • Pipoca: além de ser um lanchinho saboroso, 3 xícaras de pipoca contêm 3 g de fibras por apenas 93 calorias (sem manteiga por cima).
  • Água: beber água é fundamental para o bom funcionamento do intestino, tanto que ela deve ser consumida em maior quantidade com a ingestão de fibras. Comer fibras e não beber água adequadamente pode ter o efeito contrário ao esperado, prendendo o intestino.
  • Linhaça: uma colher de sopa de linhaça moída contém 2 g de fibra. O bom é que você pode adicioná-la aos pratos que você come diariamente para aumentar o consumo de fibras, como saladas, mingaus, etc. Para uma melhor absorção dos nutrientes, dê preferência para o consumo da linhaça moída.
  • Laranja: além de uma unidade oferecer 4 g de fibra e apenas 86 calorias, as frutas cítricas contêm uma substância que pode ajudar a tratar a constipação.
  • Aveia: rica em fibras solúveis e insolúveis (2 g de cada uma em uma porção de meia xícara), a aveia é um dos melhores alimentos para ajudar o intestino a funcionar bem.
  • Espinafre: além de conter 4 g de fibra em uma xícara de espinafre cozido, ainda é uma excelente fonte de magnésio, que ajuda na contração do cólon.
  • Café: além de vantagens como melhorar a circulação e a memória, o café estimula as contrações musculares no cólon, o que ajuda a ir mais ao banheiro.
  • Iogurte: muitos iogurtes possuem culturas de bactérias benéficas, chamadas de probióticos, que repõem as boas bactérias em seu intestino, melhorando seu funcionamento.
Chat